Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Índice de Custo do Trabalho aumentou 5,3% em 2023

Em 2023, o Índice de Custo do Trabalho (ICT) aumentou 5,3%, a que corresponderam acréscimos de 5,0% nos custos salariais e 6,4% nos outros custos, divulgou o INE, esta segunda-feira.

Índice de Custo do Trabalho aumentou 5,3% em 2023
Notícias ao Minuto

11:11 - 12/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia INE

"O custo médio por trabalhador aumentou 7,1% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador aumentou 1,8%" no mesmo ano, segundo o relatório. 

No 4.º trimestre de 2023, o Índice de Custo do Trabalho (ICT) registou um acréscimo homólogo de 5,7%. No trimestre anterior, tinha aumentado 5,1%.

Já os custos salariais (por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 5,5% e os outros custos (também por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 6,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

"A evolução homóloga do ICT também resultou do acréscimo de 6,1% no custo médio por trabalhador e do acréscimo de 0,4% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador. O acréscimo da primeira componente foi transversal a todas as atividades económicas, tendo os aumentos sido menores do que os observados no trimestre anterior, com exceção da Construção, que registou também a maior taxa de variação, de 8,0%. A menor variação foi observada na Administração Pública (5,4%)", pode ler-se.

As horas efetivamente trabalhadas por trabalhador também aumentaram em todas as atividades económicas, com exceção da Administração Pública, onde diminuíram 0,2%. O maior acréscimo foi observado na Construção (3,0%) e o menor nos Serviços (0,3%).

Em resultado destas variações, o ICT aumentou em todas as atividades económicas, tendo o maior acréscimo sido registado nas atividades que se enquadram nas secções B a N (5,8% na Indústria, 4,9% na Construção e 5,8% nos Serviços).

Leia Também: INE confirma: Taxa de inflação acelera para 2,3% em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório