Segundo o estudo da Informa D&B, as empresas das indústrias, as empresas grossistas e do retalho concentraram dois terços das compras em 2022 e 73% das compras foram feitas no mercado interno.
O crescimento das compras deveu-se mais ao crescimento da aquisição de bens do que de serviços.
Face a 2019 (ano anterior à crise da pandemia da covid-19), a Informa D&B diz que o valor das compras cresceu em todos os setores com exceção das atividades imobiliárias.
As empresas de grande dimensão, apesar de serem apenas 0,2% do tecido empresarial, foram responsáveis, em 2022, por quase metade da totalidade das compras em 2022. Já as microempresas, que são quase 94% do tecido empresarial, corresponderam a 17% das compras.
O estudo da Informa D&B denominado 'A relevância das compras na economia nacional' incide sobre cerca de 366 mil empresas comerciais (exclui as empresas financeiras e a administração pública).
A Informa D&B é uma empresa de informação empresarial. Segundo fonte oficial, a base de dados empresariais da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal, que indica que tem mais de 500 mil utilizadores.
Informa D&B faz parte da maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, tendo acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo.
Leia Também: Ex-trabalhador da Apple condenado a seis meses de prisão