Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Depois do adeus à troika, gasta-se dinheiro em férias

O mais recente inquérito da Cetelem, noticiado pelo Diário Económico, dá conta do regresso do português menos poupado. Após três anos de contenção, a crise parece não ser mais um tema assustador e os portugueses ponderam gastar, em média, 770 euros com as férias.

Depois do adeus à troika, gasta-se dinheiro em férias
Notícias ao Minuto

08:25 - 16/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Cetelem

Após três anos de contenção, os portugueses querem agora gozar férias da austeridade e da crise e, para tal, nada melhor do que… gastar dinheiro. O mais recente inquérito da Cetelem, noticiado pelo Diário Económico, dá conta do regresso do português sem medo e com intenção de gastar, em média, 770 euros durante as férias.

O consumismo chegou em força e são poucos os portugueses que admitem aproveitar esta época de subsídio para aumentar as suas poupanças. Dos 600 inquiridos, apenas 5% disse que iria aumentar as suas poupanças durante o verão. 11% admite que talvez tal aconteça, mas nunca se sabe quais os efeitos do ‘calor do momento’.

Se em 2010, 47% dos inquiridos pela Cetelem revelavam que iriam poupar nas férias, este ano a percentagem de ‘contidos’ desde para pouco mais de 15%, revela o Diário Económico.

Por seu turno, 31% dos participantes deste estudo – realizado entre 15 e 21 de maio – admite que as despesas poderão aumentar nos próximos meses. Entre as principais intenções de compra estão as viagens (18%), as atividades de lazer (8%), os eletrodomésticos (2%), obras de remodelação ou decoração da habitação (5%) e bricolage ou jardinagem (4%).

Contudo, no que toca às viagens, os portugueses preferem ‘ir para fora cá dentro’, sendo que 83% dos que tencionam passar férias fora confessa que o fará dentro do território nacional, enquanto 13% admite rumar aos ares do estrangeiro.

Os que preferem ficar por Portugal, estimam gastar 673 euros com as viagens, os mais aventureiros poderão ter um gasto superior a 1.400 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório