Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 23º

Foram criadas menos empresas em janeiro (e insolvências subiram)

Algarve é a única região onde cresce a criação de empresas, sobretudo no setor do alojamento e restauração

Foram criadas menos empresas em janeiro (e insolvências subiram)
Notícias ao Minuto

12:39 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Empresas

A criação de empresas em Portugal diminuiu 8,3% em janeiro, para 4.929, face dezembro de 2023, enquanto as insolvências tiveram uma subida homóloga de 19%, para 210 processos, divulgoua Informa D&B, esta quarta-feira.

No primeiro mês deste ano, foram criadas 4.929 empresas em Portugal, o que representou "uma descida de 8,3% face idêntico mês de 2023, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo", esclarece a Informa B&D em comunicado.

Em janeiro, o mês que historicamente concentra o maior número de constituições, o recuo neste indicador foi "transversal a quase todos os setores de atividade", prossegue.

O setor dos transportes, que registou crescimentos muito expressivos em 2022 e 2023, recuou 23% (-141 constituições), enquanto os serviços empresariais, o setor com maior número de constituições, desceu 15% (-143 constituições).

A construção e alojamento bem como a restauração foram os únicos setores em que se registaram aumentos na criação de empresas em janeiro, face igual mês do ano anterior.

A construção teve o maior aumento (+6,1%), o qual se verificou sobretudo nas regiões Norte e Centro do país.

A nível geográfico, apenas o Algarve registou um crescimento no número de constituições, sobretudo no setor do alojamento e restauração (+58%).

Em janeiro deste ano, registaram-se 210 novos processos de insolvência, mais 19% (+33 processos de insolvência) do que em janeiro de 2023, mantendo a tendência de subida que se verificou no último ano.

Mais de metade dos setores de atividade viram crescer as insolvências, com destaque para as indústrias (+81% em termos homólogos), onde este aumento se deveu sobretudo à indústria têxtil e moda.

Leia Também: Prisão efetiva para homem que burlou dezenas de pessoas com apostas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório