Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Indicador do clima de consumo na Alemanha agrava-se em fevereiro

O indicador do clima do consumidor GfK para a Alemanha caiu inesperadamente para -29,7 em fevereiro, face ao valor revisto de -25,4 de janeiro, situando-se no nível mais baixo nos últimos 11 meses, foi hoje anunciado.

Indicador do clima de consumo na Alemanha agrava-se em fevereiro
Notícias ao Minuto

12:12 - 26/01/24 por Lusa

Economia GfK

De acordo com a empresa de Estudos de Consumo de Nuremberga (Gfk), a queda inesperada para -29,7 ocorre quando se acentua o decréscimo das expectativas sobre o rendimento (-20, contra -6,9 em janeiro), a descida na propensão para comprar (-14,8, contra -8,8 em janeiro) e quando as perspetivas económicas se deterioram (-6,6, contra -0,4 no mês de janeiro).

O indicador do clima do consumidor da GfK para a Alemanha, ao cair para -29,7 no início de fevereiro, ficou também aquém das previsões do mercado que apontavam para uma quebra de -24,5, segundo dados da Gfk citados pela agência financeira Bloomberg.

A propensão para poupar, por sua vez, situou-se em 14,0, contra 7,3 no mês de janeiro, atingindo o valor mais elevado desde agosto de 2008, adianta.

Estes resultados adiam a possibilidade de uma recuperação sustentável do clima de consumo na Alemanha para o futuro.

O inquérito GfK sobre o clima do consumidor, realizado mensalmente desde 1980, é considerado um importante indicador do comportamento dos consumidores alemães e um sinal orientador para o desenvolvimento económico da Alemanha, sendo que desde outubro de 2023, os dados do Clima do Consumidor recolhidos pela GfK são analisados e publicados em conjunto com o Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberga (NIM), o fundador da GfK.

Leia Também: Peça 'Livrar-me' tem "muitas narrativas, universos e realidades"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório