Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 23º

Já comunicou ao Fisco? Três coisas a saber sobre o agregado familiar

Saiba em que situações deve mesmo fazê-lo - e até quando!

Já comunicou ao Fisco? Três coisas a saber sobre o agregado familiar
Notícias ao Minuto

07:21 - 26/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

O prazo para comunicar o agregado familiar ao Fisco, para efeitos do IRS, decorre até ao dia 15 de fevereiro. Devem fazê-lo os contribuintes cujo agregado familiar sofreu alterações no ano passado. 

Num documento sobre os principais prazos do IRS, a Autoridade Tributária (AT) recorda os seguintes três pontos a propósito do agregado familiar:

  1. Comunique a composição do agregado familiar se durante o ano de 2023 houve alteração, por exemplo: nascimento, casamento, divórcio, alteração de acordo parental, óbito de um dos elementos do casal ou mudança de residência permanente.

    Deve atualizá-lo tendo em conta a data 31 de dezembro de 2023. Caso não atualize serão consideradas as informações familiares e pessoais apresentadas na declaração do ano anterior.

  2. Comunique, todos os anos, se tiver um dependente em guarda conjunta e com Acordo de Regulação das Responsabilidades Parentais que determine:
    • O regime de residência alternada; e
    • A percentagem de partilha das despesas por cada um dos responsáveis, quando esta não seja igualitária.

    Se esta comunicação não for coerente com a comunicação feita pelo outro agregado familiar, considera-se que o dependente não tem residência alternada e a percentagem de partilha das despesas dos responsáveis parentais é dividida em partes iguais.

  3. Comunique, todos os anos, os afilhados civis que até à maioridade estiveram sujeitos à tutela de qualquer dos sujeitos a quem incumbe a direção do agregado familiar, que não tenham mais de 25 anos nem recebam anualmente rendimentos superiores a 10.640€ (14 meses x 760€ valor da retribuição mínima mensal garantida - RMMG, em 2023).

Leia Também: Já comunicou o agregado familiar ao Fisco? Atenção ao prazo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório