Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 24º

Montante gerido por fundos de pensões cai 11% em 2023

O montante gerido por fundos de pensões diminuiu 11% no final de 2023 face ao ano anterior, para 18.980 milhões de euros, em grande parte devido à transferência de um fundo fechado para a Caixa Geral de Aposentações, informou hoje a ASF.

Montante gerido por fundos de pensões cai 11% em 2023
Notícias ao Minuto

11:39 - 24/01/24 por Lusa

Economia Pensões

De acordo com os dados provisórios divulgados pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), em 31 de dezembro passado existiam 239 fundos de pensões sob gestão, menos um que no final de 2022, em consequência da extinção de cinco fundos de pensões fechados, compensada pela constituição de outros quatro (dois fundos de pensões PPR e dois fundos abertos).

No 'ranking' das entidades gestoras de fundos de pensões, e na sequência da saída do fundo fechado para a Caixa Geral de Aposentações, assistiu-se a um ajustamento das primeiras cinco posições, cuja representatividade é superior a 80%: Ageas SGFP, BPI Vida e Pensões, GNB SGFP, Futuro SGFP e SGFP do Banco de Portugal.

Segundo o regulador, no 'ranking' dos fundos de pensões, os 25 maiores fundos representam cerca de 81,5% do total dos montantes geridos, continuando a destacar-se os fundos de pensões do setor bancário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório