Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Casas? Portugueses compram mais baratas e pedem mais dinheiro à banca

Estudo revela ainda que o custo médio da primeira casa é de 223.953 euros, um valor que é 14,1% inferior face há um ano. 

Casas? Portugueses compram mais baratas e pedem mais dinheiro à banca
Notícias ao Minuto

09:15 - 24/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Os portugueses procuram, sobretudo, comprar casas mais baratas e pedem mais dinheiro à banca. As conclusões são de um estudo do idealista, que tem por referência os dados do 4.º trimestre de 2023. 

"As famílias residentes em Portugal continuaram a comprar casas mais baratas e a contratar crédito habitação de menor valor no final de 2023, de forma a adaptar-se ao atual contexto marcado pelos elevados preços da habitação, juros e custo de vida", pode ler-se no comunicado com as conclusões do estudo. 

O relatório revela ainda que os empréstimos para comprar casa com "taxa mista são os mais contratados por portugueses e não residentes" e, ainda, que "35,5% dos contratos destinaram-se à compra da primeira habitação". 

Acresce também que o custo médio da primeira casa é de 223.953 euros, um valor que é 14,1% inferior face há um ano. 

"Isto mostra que os portugueses continuam a comprar casas mais baratas e compatíveis com os seus rendimentos familiares - uma tendência já verificada ao longo do ano. E ainda que resolvem avançar com a aquisição de casas mais acessíveis do que os não residentes", pode ler-se na mesma nota. 

Os dados do idealista mostram também que "um em cada cinco empréstimos habitação foram contratados por não residentes" e que o "rendimento médio dos portugueses que compraram a sua primeira habitação (3.835 euros) é duas vezes inferior ao dos estrangeiros e emigrantes". 

_________________________________________________________________________________________________

Não existe um crédito certo para todos. Cada um deve encontrar uma solução personalizada para o seu orçamento, situação financeira e familiar. Os intermediários de crédito ajudam neste processo, porque encontram a melhor proposta para o seu caso.  Descubra quanto pode poupar no Poupança no Minuto, uma plataforma com especialistas em crédito e seguros.

Leia Também: Imobiliário. Vendas residenciais com quebra homóloga de 17% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório