Há famílias com 20 empréstimos (sim, leu bem). DECO deixa alerta
Em causa está o facto de muitas famílias contraírem novos créditos com o objetivo de pagar outras prestações de empréstimos mais antigos.
© iStock
Economia empréstimos
A acumulação de créditos é um problema para as finanças de qualquer agregado familiar e há até relatos de famílias que têm 20 empréstimos ou vários cartões de crédito, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que avisa que esta situação só complica ainda mais as finanças pessoais.
"Estamos a encontrar muitas famílias com muitos créditos, o que não acontecia há uns anos. Com 20 créditos, com muitos cartões de crédito e isso está a acontecer na tentativa de resolver o problema", disse Ana Passos, da DECO, em declarações à SIC Notícias.
Em causa está o facto de muitas famílias contraírem novos créditos com o objetivo de pagar outras prestações de empréstimos mais antigos.
"O nosso receio é que muitas famílias têm utilizado o crédito ao consumo para pagar outros créditos, por questões de dificuldades financeiras e isso vai complicar ainda mais a vida das famílias", alertou Ana Passos.
Por isso, o mais importante é pedir ajuda e procurar soluções antes de entrar em incumprimento, defende a associação de defesa do consumidor.
O cartão de crédito pode parecer uma solução simples, mas saiba que é a "maior causa de situações de sobre-endividamento" em Portugal, alertou, por sua vez, a DECO Proteste no início do mês.
Ao usar um cartão de crédito "não está a utilizar o dinheiro que está na sua conta bancária", mas antes o que está numa "conta cartão, que é o crédito que o banco lhe está a conceder", referiu, na altura, Nuno Rico da DECO Proteste.
"Se não for pago nas datas previstas, que normalmente é o final do mês, implica o pagamento de juros e juros que são muito elevados comparando, por exemplo, com os juros de um crédito à habitação", alertou Nuno Rico.
Leia Também: Publicado diploma que limita execuções a pessoas de baixos rendimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com