Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Só um em cada 10 não recorre a agências imobiliárias para comprar casa

Mais pessoas recorrem a agências imobiliárias para comprar casa. Conheça ainda quais são os fatores mais importantes na escolha.

Só um em cada 10 não recorre a agências imobiliárias para comprar casa
Notícias ao Minuto

08:38 - 17/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

Há cada vez mais pessoas a recorrer a agências imobiliárias para comprar casa e um estudo da DECO Proteste, divulgado na terça-feira, revela que só um em cada 10 portugueses não o faz. 

"Só um em cada dez dos inquiridos compraram um imóvel através dos anúncios nas próprias casas. Ou seja, mais pessoas recorreram mais à ajuda de plataformas online e de agências imobiliárias para comprarem casa: 32% acederam a plataformas online para o efeito e 31% visitaram os sites das agências imobiliárias, sendo que dois em cada dez dos inquiridos contrataram mesmo uma agência para procurar casa", explica a organização de defesa do consumidor. 

A maioria dos inquiridos, revela a DECO Proteste, comprou um apartamento (65%), sendo que foram também os apartamentos o tipo de habitação mais vendido (cerca de 65%).

"A preferência, quer para compra, quer para venda, são as casas na cidade, mas fora do centro (38% e 32%, respetivamente). Também em ambos os lados do negócio, os subúrbios arrecadam o segundo lugar, com 26% das casas compradas e 30% das vendidas. Já o centro da cidade aparece como terceira força geográfica, merecendo a preferência de 23% dos compradores e representando 25% dos vendedores inquiridos. O campo tem menos procura: só 12% das transações foram feitas nas zonas mais rurais", pode ainda ler-se. 

O que mais se valoriza ao comprar casa? 

Segundo os dados, os três critérios mais importantes para escolher uma casa são o preço (9 pontos de importância, numa escala de 1 a 10), a localização (8,9) e a área, número de quartos e planta (8,1). 

Estes dados resultam de um inquérito da DECO Proteste, realizado entre abril e maio de 2023, "que tinha como objetivo recolher a experiência de consumidores que compraram ou venderam casa, incluindo a forma de pagamento através de crédito à habitação".

No total, foram registadas 852 respostas válidas de pessoas que o fizeram nos últimos dez anos.

_________________________________________________________________________________________________

Não existe um crédito certo para todos. Cada um deve encontrar uma solução personalizada para o seu orçamento, situação financeira e familiar. Os intermediários de crédito ajudam neste processo, porque encontram a melhor proposta para o seu caso.  Descubra quanto pode poupar no Poupança no Minuto, uma plataforma com especialistas em crédito e seguros.

Leia Também: Portugal tem 9.º salário mínimo mais baixo em paridade de poder de compra

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório