Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Companhia em troca de alojamento. 'Partilha Casa' ajuda jovens e idosos

Plataforma traz benefícios para as duas partes: os mais velhos 'ganham' companhia e os mais novos alojamento. Saiba como funciona.

Companhia em troca de alojamento. 'Partilha Casa' ajuda jovens e idosos
Notícias ao Minuto

11:22 - 09/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Partilha Casa

Partilha Casa é uma iniciativa nacional que visa aproximar os idosos dos estudantes universitários (e vice-versa) com benefícios para as duas partes: os mais velhos 'ganham' companhia e os mais novos alojamento. 

"Seniores que vivem sozinhos e têm um quarto disponível, podem ajudar jovens, acolhendo-os na sua habitação e beneficiar de companhia. Os jovens estudantes universitários deslocados do seu contexto familiar, encontram uma solução de alojamento acessível, num ambiente acolhedor e de partilha", pode ler-se no site da inciativa. 

Esta iniciativa nacional "agrega os programas existentes em Portugal, que fomentam a partilha intergeracional de casa".

Na prática, os interessados devem apresentar a sua candidatura (aqui), preenchendo o "formulário prévio com alguns dados pessoais" e, depois, aguardar o "contacto do Programa que selecionou, para que o conheçam melhor".

"Assim se inicia o processo de triagem, identificação de compatibilidade entre perfis (do Sénior e do Jovem estudante universitário) e enquadramento entre a disponibilidade de alojamento e a procura por jovens", pode ler-se. 

Posteriormente e "identificados os pares ideais, o sénior e o jovem estudante universitário poderão conhecer-se pessoalmente e confirmam se pretendem avançar com a convivência diária, de acordo com as condições estabelecidas pelo Programa". 

Leia Também: Menos AL? Autarca de Albufeira preocupado com camas paralelas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório