Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Banco de Portugal diz que situação do BES "é sólida"

A crise no Banco Espírito Santo (BES) voltou hoje a ser tema e o Banco de Portugal (BdP) afirmou que considera que o banco até há dias liderado por Ricardo Salgado tem uma situação de “solvabilidade sólida” , remetendo para um comunicado, datado de 3 de julho, a posição do banco central, refere a Rádio Renascença.

Banco de Portugal diz que situação do BES "é sólida"
Notícias ao Minuto

18:33 - 10/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

Um responsável do Banco de Portugal reafirmou esta quinta-feira a posição do banco central sobre a crise no BES, remetendo para um comunicado datado de 3 de julho em que se diz que o banco está a acompanhar a situação, tendo a adotado um conjunto de ações de supervisão, na tentativa de “evitar riscos de contágio ao banco resultantes do ramo não-financeiro do GES”.

Porém, tanto os media internacionais como os acionistas parecem não acreditar nas informações libertadas pelo banco central, sendo que ainda hoje a CMVM teve de impedir que as ações do banco continuassem a ser transacionadas em bolsa, numa altura do dia em que o BES caía mais de 17%.

Entretanto, José Maria Ricciardi garantiu que o BES não é responsável pelos pagamentos em atraso do Grupo Espírito Santo (GES), adiantando ainda que a exposição à mesma entidade é gerível e não afeta a solvabilidade do banco.

Na mesma comunicação é enviada uma mensagem de tranquilidade aos trabalhadores. “(…) toda a informação que tem surgido na imprensa e nos mercados sobre pagamentos em falta são referentes a empresas da família ou por ela controladas”, pode ler-se numa declaração citada pelo jornal Público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório