Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Recebe salário até este valor? Vai pagar menos IRS este ano

Em causa está a atualização dos escalões e a redução das taxas até ao 5.º escalão, medidas que chegaram com o Orçamento do Estado para 2024.

Recebe salário até este valor? Vai pagar menos IRS este ano
Notícias ao Minuto

07:43 - 03/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

Os salários mensais ilíquidos até 2.232 euros vão pagar taxas de IRS mais baixas este ano, lembrou a DECO Proteste, na terça-feira, através de uma publicação partilhada nas redes sociais. Esta medida chegou com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). 

"Com o Orçamento do Estado aprovado, o ano 2024 deverá trazer a descida das taxas de IRS nos escalões com rendimentos coletáveis anuais até 27.146 euros. Ou seja, os salários mensais ilíquidos até 2232 euros ficam abrangidos por esta redução das taxas de IRS. Recorde-se que os rendimentos coletáveis resultam da subtração da dedução específica de 4.104 euros ao rendimento anual bruto", explicou a organização de defesa do consumidor.

A DECO Proteste explica que "os cinco primeiros escalões de IRS veem a sua taxa reduzida em 2024", sendo que a "taxa aplicada a cada escalão há ainda que abater uma parcela para apurar o rendimento sujeito a imposto".

Em comunicado, o Governo também confirma que os "trabalhadores vão pagar menos IRS", já que os "escalões são atualizados a 3% e as taxas marginais desde o primeiro ao quinto escalões baixam".

Leia Também: Carro com matrícula de dezembro? Não se esqueça de pagar o IUC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório