Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico sobem

O indicador de confiança dos consumidores e o indicador de clima económico aumentaram em dezembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico sobem
Notícias ao Minuto

14:35 - 02/01/24 por Irina Melo

Economia INE

Segundo os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, hoje conhecido, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro, depois de "ter diminuído nos quatro meses anteriores".

O INE explica que este indicador resulta de várias componentes (expectativas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar; opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar; perspetivas da evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias).

Também o indicador de clima económico aumentou em dezembro, tal como tinha acontecido em novembro, após os recuos de setembro e outubro.

O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em dezembro em todos os setores, após ter diminuído nos últimos dois meses na indústria transformadora, no comércio e na construção e obras públicas.

Leia Também: Hábitos aparentemente inofensivos que atraem ratos para sua casa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório