Procurar

Espanhola Nádia Calvino assume presidência do BEI por seis anos

A economista espanhola Nádia Calvino assumiu no dia 01 a presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI) num mandato de seis anos, cargo que é pela primeira vez ocupado por uma mulher.

Espanhola Nádia Calvino assume presidência do BEI por seis anos

© Getty Images

Lusa
02/01/2024 12:29 ‧ há 1 ano por Lusa

Nádia Calvino é a oitava presidente da instituição, depois de ter vencido a comissária europeia dinamarquesa, Margrethe Vestager, sucedendo no cargo ao alemão Werner Hoyer, que tomou posse em 2012.

Em 08 de dezembro de 2023, os seus pares no Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (UE) chegaram a acordo e escolheram Nádia Calvino como candidata à presidÊncia do BEI.

Calvino integrou o Governo de Madrid em 2018, e assumiu a primeira vice-presidência do executivo espanhol, com a pasta da Economia e Comércio, em 2021.

Foi ainda funcionária da Comissão Europeia durante 12 anos.

O BEI, criado em 1958, é a instituição da UE responsável pela concessão de empréstimos, sendo a maior instituição financeira multilateral do mundo e um dos maiores financiadores para o clima.

Leia Também: Homem terá sido atacado por leão enquanto andava de mota no Quénia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10