Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Circulação ferroviária na Alemanha afetada por greve dos maquinistas

A empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) alertou hoje para os impactos no tráfego ferroviário na Alemanha, tanto de passageiros como de carga, da greve convocada pelo sindicato.

Circulação ferroviária na Alemanha afetada por greve dos maquinistas
Notícias ao Minuto

11:40 - 08/12/23 por Lusa

Economia Alemanha

A greve dos motoristas no transporte de mercadorias, convocada pelo sindicato GDL, começou na quinta-feira às 18h00 horas locais e no transporte de passageiros às 22h00 horas e termina hoje à noite.

O porta-voz da DB, Achim Stauß, indicou que no tráfego de longa distância apenas 20% dos IntercityExpress- ICE e IC-Intercity de alta velocidade deverão circular, o que, reconheceu, "não é suficiente" para transportar o número de pessoas que usualmente se deslocam às sextas-feiras.

O responsável da empresa ferroviário alemã precisou que relativamente ao transporte suburbano, haverá diferenças regionais.

O porta-voz recordou que o sindicato anunciou a greve com "pouca" antecedência, considerando "irresponsável" convocar esta medida de protesto para uma sexta-feira antes de um fim de semana em época festiva, afetando milhões de passageiros.

Da mesma forma, acusou a GDL de "falta de camaradagem" em relação aos colegas que no sul da Alemanha ainda tentam restabelecer o serviço a 100% após os fortes nevões e defendeu que a greve afeta também o transporte de mercadorias e, consequentemente, a indústria e a economia do país.

Esta é a segunda greve de alerta convocada pela GDL em todo o país na atual ronda de negociações, depois da greve de vinte horas em meados de novembro.

A GDL exige, entre outras reivindicações, um aumento geral da remuneração de 555 euros, a redução da carga laboral para 35 horas, um bónus de compensação da inflação isento de impostos de 3.000 euros para trabalhadores a tempo parcial e a tempo inteiro.

Leia Também: Taxa de inflação na Alemanha cai para 3,2% em novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório