Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Taxas de juro? "Já se nota que estão a começar a ceder", diz Medina

Ministro das Finanças classifica de "boas notícias" o facto de o Banco Central Europeu não tencionar aumentar novamente as taxas na próxima reunião. 

Taxas de juro? "Já se nota que estão a começar a ceder", diz Medina
Notícias ao Minuto

14:31 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse esta quinta-feira que já se nota que as taxas de juro em Portugal estão a "começar a ceder", classificando de "boas notícias" o facto de o Banco Central Europeu (BCE) não tencionar aumentar novamente as taxas na próxima reunião. 

"As taxas de juro, em Portugal, já se nota que estão a começar a ceder. Estamos a acompanhar esse desenvolvimento", disse o ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas, em Bruxelas. 

Fernando Medina disse ainda que espera uma "apreciação positiva do Orçamento português" por parte do Eurogrupo. 

Sobre a situação económica, o ministro das Finanças disse que antecipa um "abrandamento", sendo que a "questão é perceber se será muito prolongado e profundo". 

"As indicações que temos é que não será nem muito prolongado, nem muito profundo", concluiu. 

O governante adiantou ainda que as previsões económicas mantêm-se e que "não vão fazer nenhuma alteração" às estimativas que constam no Orçamento do Estado para 2024. 

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) reúnem-se hoje num jantar informal para tentar chegar a acordo sobre as novas regras orçamentais, com tetos para défice e dívida pública, assentando as discussões finais em metas quantitativas contra endividamento.

Um dia antes de os ministros das Finanças da UE se reunirem no habitual Ecofin de dezembro, a presidência espanhola do Conselho marcou para esta noite, após uma reunião dos responsáveis europeus da moeda única no Eurogrupo durante a tarde, um jantar informal sem indicação de hora de fim com vista a um consenso entre os governantes dos 27 Estados-membros sobre a reforma do quadro de governação económica.

[Notícia atualizada às 14h35]

Leia Também: UE. Ministros das Finanças tentam acordo sobre regras de défice e dívida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório