Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Nível de vida vai piorar? Mais de 8 em 10 portugueses acreditam que sim

Eurobarómetro revela que a grande maioria dos portugueses estima que o seu nível de vida vai piorar no próximo ano.

Nível de vida vai piorar? Mais de 8 em 10 portugueses acreditam que sim
Notícias ao Minuto

11:19 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia Eurobarómetro

Mais de oito em cada 10 portugueses (83%) acreditam que o seu nível de vida vai piorar no próximo ano, de acordo com o Eurobarómetro Especial, publicado pelo Parlamento Europeu na quarta-feira. 

O mesmo relatório revela ainda que 14% 'não prevê nenhuma mudança nem impacto no seu nível de vida', enquanto 1% considera mesmo que o seu 'nível de vida melhorou'.

A maior percentagem (83%), ainda assim, corresponde aos que acreditam que o seu 'nível de vida irá diminuir no próximo ano'. Esta percentagem fica acima da média da União Europeia (UE), onde a taxa está nos 73%. 

Estas conclusões resultam da seguinte questão dirigida aos inquiridos: "Muitos elementos, como as consequências da pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação e dos preços afetam a economia global, incluindo os Estados-membros da UE. Pensando no seu nível de vida (p. ex. os bens e serviços que pode pagar), qual destas afirmações mais se aproxima da sua situação pessoal?". 

Notícias ao Minuto Mais de 8 em cada 10 portugueses estimam que nível de vida vai piorar© Parlamento Europeu  

Questionados sobre dificuldades em pagar as suas contas no final do mês, 23% respondeu que sente 'a maioria das vezes', 41% 'de vez em quando' e 36% 'quase nunca/nunca'. 

A pouco menos de um ano das próximas eleições europeias, 52% dos cidadãos portugueses está interessado em participar e no resultado do sufrágio para escolher a próxima configuração do Parlamento Europeu (PE), revelou também o Eurobarómetro.

Este Eurobarómetro foi realizado entre 28 de setembro e 15 de outubro em Portugal e foram inquiridos presencialmente 1.030 cidadãos portugueses (de um total de 26.523 europeus), com idades superiores a 15 anos. O número de portugueses escolhidos para participar no inquérito foi baseado na dimensão populacional de cada Estado-membro.

Leia Também: "Poupar sem perder a magia do Natal". Seis dicas amigas da carteira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório