Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 15º

Há menos pessoas a beneficiar do RSI. Quanto se recebe?

Os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho revelam ainda que "32,2 % dos beneficiários tinham menos de 18 anos" e que o "valor médio da prestação de RSI, era de 284,1 euros por família e de 134,3 euros por beneficiário". 

Há menos pessoas a beneficiar do RSI. Quanto se recebe?
Notícias ao Minuto

08:47 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

O número de beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) baixou para 181.329 em outubro, de acordo com os dados divulgados no Boletim Estatístico de novembro do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho. O valor médio era de 134,3 euros por beneficiário no mesmo mês. 

"Em Portugal, em outubro de 2023, existiam 88.787 famílias e 181.329 beneficiários com processamento de rendimento social de inserção (RSI)", pode ler-se no documento

Ora, em relação ao mês anterior, setembro, "estes valores traduziram um decréscimo de 1,84% no número de famílias e de 1,51% no número de beneficiários".

Os dados do GEP revelam ainda que "32,2 % dos beneficiários tinham menos de 18 anos" e que o "valor médio da prestação de RSI, era de 284,1 euros por família e de 134,3 euros por beneficiário". 

Em que distritos há mais beneficiários do RSI? E menos? 

De acordo com o mesmo relatório, o Porto foi o distrito que registou um maior número de beneficiários em outubro, com 45.513. Seguiu-se Lisboa com 36.755 e, em terceiro ligar, Setúbal com 18.766.

Notícias ao Minuto Porto foi o distrito que registou um maior número de beneficiários em outubro© Reprodução do site do GEP

Vale lembrar que o RSI é um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema, de acordo com a Segurança Social, sendo que é constituído por duas componentes. 

São elas "uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas e um programa de inserção que integra um contrato (conjunto de ações estabelecido de acordo com as características e condições do agregado familiar do requerente da prestação, visando uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos seus membros", de acordo com um guia prático da Segurança Social sobre o tema. 

Afinal, o que é o Rendimento Social de Inserção e quem tem direito?

Saiba ainda quais são as condições de acesso.

Notícias ao Minuto | 07:33 - 22/11/2023

Leia Também: Como pedir a pensão de sobrevivência (e um outro subsídio) em três passos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório