Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Comércio tradicional deve registar "melhoria" apesar de obras do metro

O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto previu hoje que neste Natal o comércio tradicional vai registar uma "melhoria crescente" face a 2022, mas está preocupado com as obras do metro e com a instabilidade política.

Comércio tradicional deve registar "melhoria" apesar de obras do metro
Notícias ao Minuto

18:45 - 06/12/23 por Lusa

Economia Porto

"Estamos confiantes de que este ano vai ser de uma melhoria crescente depois de termos saído da covid-19", mas a "preocupação está instalada", declarou Rubens Carvalho, o novo presidente da Associação de Comerciantes do Porto, referindo-se à instabilidade política, mas também aos constrangimentos causados pelas obras do metro que afetam a mobilidade em toda a cidade portuense.

Em entrevista telefónica à Lusa, no âmbito das expectativas para a época natalícia no comércio tradicional do Porto, Rubens Carvalho recorda que os dados económicos mais recentes revelam que houve uma "melhoria crescente durante o ano".

Contudo, neste momento, devido às obras do metro, "quase toda a cidade é um estaleiro" e isso vem criar "bastantes constrangimentos a toda a atividade que circunda o comércio tradicional", observou o presidente da Associação de Comerciantes do Porto.

"Temos algumas iniciativas que vieram de alguma forma mitigar essas dificuldades, como a iluminação de Natal, mas de facto essas dificuldades na mobilidade é o que mais nos preocupa neste momento", disse.

Apesar dos constrangimentos relacionados com as obras do metro e pelo facto de Portugal ter um governo demissionário e umas eleições legislativas marcadas para 10 de março de 2024, Rubens Carvalho demonstra estar otimista e diz que os comerciantes são resilientes.

"Acreditamos que cada vez mais é vista a importância do comércio tradicional", sublinhou.

No ano passado Portugal ainda estava a sair de um confinamento por causa da covid-19, havendo uma "ânsia das pessoas de circularem, de verem e serem vistas e, como tal, a afluência às ruas veio trazer o retorno dessa dinâmica ao comércio", afirmou.

"Face a isto e mediante as atividades acreditamos que seja um movimento crescente e contínuo em termos de dinâmica económica na área do comércio", reiterou.

O Porto tem incluídas no comércio tradicional dezenas de lojas históricas, algumas mesmo centenárias, como por exemplo lojas de botões, camisas, bem como papelarias, livrarias ou mercearias, e que fazem parte do programa municipal Porto de Tradição.

Leia Também: Ativistas que invadiram aeroporto em Tires presentes a tribunal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório