Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Empresários de AL denunciam falha no sistema para entrega de documentos

Os empresários de Alojamento Local denunciaram hoje "problemas técnicos" no sistema para a entrega do comprovativo de atividade, enquanto o Turismo de Portugal referiu que até ao momento não recebeu nenhuma indicação de falhas.

Empresários de AL denunciam falha no sistema para entrega de documentos
Notícias ao Minuto

21:41 - 04/12/23 por Lusa

Economia Turismo de Portugal

Em comunicado, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) explicou que o programa Mais Habitação lançou "um aviso decisivo aos proprietários de licenças de Alojamento Local (AL)" e que o "prazo para entrega do comprovativo de atividade expira nesta quinta-feira".

"No entanto, os proprietários, que têm três dias para o fazer, estão a deparar-se com um problema técnico no sistema, que os está a impedir de submeterem a documentação necessária no balcão do empreendedor", alertou esta associação.

De acordo com a ALEP, quando os proprietários tentam submeter a documentação estão a deparar-se com uma mensagem de erro: "Ocorreu um erro na comunicação com a entidade externa. Queira, por favor, iniciar um novo processo".

"Este contratempo está a colocar em risco o cumprimento do prazo e pode resultar no cancelamento automático das licenças, prejudicando diretamente a comunidade de proprietários de Alojamento Local", frisou a associação que representa o setor.

A ALEP apontou ainda a "forma descuidada como esta obrigação foi concebida", considerando que "prova que as medidas do Mais Habitação para o AL foram feitas sem conhecimento da realidade do setor e sem diálogo, criando situações em que a continuidade de muitos operadores é colocada em risco de forma desnecessária".

A agência Lusa questionou o Ministério da Habitação, que remeteu o assunto para o Turismo, sob tutela do Ministério da Economia.

Questionado pela Lusa, fonte do Ministério da Economia referiu que o Turismo de Portugal não tinha até ao momento qualquer "reporte de problemas" sobre "dificuldade de acesso ao sistema".

A mesma fonte garantiu ainda que o Turismo de Portugal está, "de qualquer forma", a realizar uma averiguação.

O Mais Habitação prevê, entre outras, medidas como o arrendamento forçado de casas devolutas há mais de dois anos, isenção da tributação de mais-valias aos proprietários que vendam casas ao Estado, o fim de novos vistos 'gold', isenções de impostos para proprietários que retirem as casas do alojamento local até ao fim de 2024, uma contribuição extraordinária no AL e a suspensão do registo de novos alojamentos locais fora dos territórios de baixa densidade (localizados sobretudo no interior).

Leia Também: Vida das empresas "seria ainda mais difícil" sem OE2024

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório