Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Consumo de gás desce 31% em novembro e de eletricidade sobe 3,5%

O consumo de gás natural em novembro desceu 31% e o de eletricidade aumentou 3,5%, face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência para a Energia (Adene), hoje divulgados.

Consumo de gás desce 31% em novembro e de eletricidade sobe 3,5%
Notícias ao Minuto

16:29 - 04/12/23 por Lusa

Economia ADENE

"O consumo de gás natural em novembro diminuiu 31% face ao mês homólogo", informou a Adene, em comunicado enviado às redações, onde aponta também que aquele mês ficou marcado pelo baixo consumo e pelo aumento do contributo das interligações com Espanha no que respeita às importações.

Já o consumo de eletricidade "aumentou 3,5% face ao mês homólogo, mas Portugal registou uma elevada produção hídrica e voltou a ter um saldo positivo nas exportações de eletricidade".

No mês em análise, as energias renováveis abasteceram 87,3% do consumo de eletricidade em Portugal continental, com a seguinte repartição: hídrica 47,5%, eólica 30,8%, solar fotovoltaico 4,5%, e a biomassa 4,5%.

"Destaca-se a elevada queda da produção não renovável (-61%) face ao mês homólogo e do saldo voltar a ser exportador", realçou a Adene, que destacou também os aumentos da produção hídrica (+174%) e do solar fotovoltaico (+38%).

Já a produção hidroelétrica foi superior à soma das restantes renováveis.

Ainda no que diz respeito ao gás, o mercado elétrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de eletricidade, foi responsável por 24,3% do consumo, sendo os restantes 75,7% destinados ao mercado convencional.

A utilização de gás natural para a produção de eletricidade diminuiu cerca de 64% face a novembro de 2022.

No que respeita ao fornecimento de gás natural, os EUA reforçaram a liderança das importações, com uma quota de mercado de 56,7% contra 34,2% verificada em outubro, seguindo-se a Nigéria com 30,7% e as interligações com Espanha que representaram 12,5%.

Leia Também: Consumo de gás natural com redução de quase 20% em setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório