Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Juros dos novos depósitos têm "maior aumento mensal de que há registo"

Em outubro, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares registou o maior aumento mensal de que há registo (0,64 pontos percentuais), fixando-se em 2,93%, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira.

Juros dos novos depósitos têm "maior aumento mensal de que há registo"
Notícias ao Minuto

11:20 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

"A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares subiu de 2,29% em setembro para 2,93% em outubro, o que constituiu o maior aumento desde o início da série (em janeiro de 2003). Em outubro, o montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares atingiu o maior valor desde março de 2012, totalizando 10 690 milhões de euros, mais 2836 milhões do que no mês anterior", pode ler-se no comunicado o BdP. 

A desagregação por prazo mostra que, em outubro, a remuneração média mais elevada se registou nos novos depósitos com prazo até 1 ano: 2,95% (2,31% em setembro).

Os novos depósitos com prazo de 1 a 2 anos apresentaram uma remuneração média de 2,15% (2,03% em setembro), enquanto os novos depósitos com prazo acima de 2 anos foram remunerados, em média, a 2,13% (2,10% em setembro).

"Com o aumento da taxa de juro média dos novos depósitos observado em outubro, Portugal subiu para a 14.ª posição entre os países da área do euro, mantendo-se, no entanto, abaixo da média para este conjunto de países (3,27%)", pode ler-se. 

Em outubro, a remuneração média dos novos depósitos a prazo de empresas foi de 3,31%, o que corresponde a um aumento de 0,23 pp relativamente ao mês anterior.

Em outubro, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2532 milhões de euros, mais 24 milhões do que em setembro. Verificaram-se aumentos nas finalidades de habitação, de consumo e de outros fins, de 7 milhões, 16 milhões e 1 milhão de euros, respetivamente.

Leia Também: EUA estão a "ficar com pouco dinheiro" para ajuda militar à Ucrânia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório