Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Após 2 meses a subir, cesto de compras com IVA zero fica 5€ mais barato

Está agora a custar 136,77 euros.

Após 2 meses a subir, cesto de compras com IVA zero fica 5€ mais barato
Notícias ao Minuto

08:05 - 01/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia supermercado

Depois de dois meses em rota ascendente, o preço do cabaz alimentar com IVA zero desceu cinco euros para 136,77 euros, a 29 de novembro, divulgou a DECO PROTeste, na quinta-feira. 

"A descida de 5,15 euros no preço deste cabaz acontece depois de dois meses consecutivos a subir e de, a 22 de novembro, este ter atingido o valor mais elevado desde que a medida entrou em vigor, a 18 de abril. Um dia antes de a isenção do imposto ser implementada, o mesmo cabaz alimentar custava 138,77 euros, menos dois euros em comparação com o preço desta semana", refere a organização de defesa do consumidor. 

Quando a medida entrou em vigor, "em abril, a isenção do imposto permitiu alguma poupança, com o preço do cabaz alimentar a descer para 127,81 euros a 17 de maio, data em que se assinalou o primeiro mês da medida".

Contudo, nas semanas mais recentes, "o impacto do IVA a zero por cento tem vindo a diminuir", já que "os preços de alguns produtos estão, inclusive, quase 60% cima dos valores que registavam antes de lhes ter sido retirado o imposto".

"Embora o IVA zero tenha contribuído para evitar uma subida ainda maior nos preços de alguns bens alimentares, noutros acabou por não se fazer notar face aos aumentos acentuados de uma semana para a outra", nota a DECO PROTeste. 

É o caso dos brócolos, o "produto cujo preço mais subiu desde que a isenção de IVA entrou em vigor. A 29 de novembro, um quilo deste hortícola custava já 3,80 euros, mais 1,39 euros (mais 58%) do que a 17 de abril". Segue-se a laranja e o azeite virgem extra

Leia Também: Preço do cabaz alimentar baixou na última semana. Quanto está a custar?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório