Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Taxa de juro de referência moçambicana para crédito em 24,10% há 6 meses

A taxa de juro de referência ('prime rate') para as operações de crédito em Moçambique vai permanecer inalterada em dezembro, pelo sexto mês consecutivo, em 24,10%, anunciou hoje a Associação Moçambicana de Bancos (AMB).

Taxa de juro de referência moçambicana para crédito em 24,10% há 6 meses
Notícias ao Minuto

08:31 - 30/11/23 por Lusa

Economia Moçambique

Desde 2018 que a 'prime rate' estava em queda, até ao mínimo de 15,5% em fevereiro de 2021, quando a tendência se inverteu e a taxa começou a subir até atingir 23,5% em abril, e depois 24,10% em julho, que se manteve em todos os meses seguintes.

Os aumentos da 'prime rate' têm estado associados à subida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO, que influencia a fórmula de cálculo da 'prime rate') pelo banco central, por forma a controlar a inflação.

Nesse mesmo sentido, o banco central moçambicano manteve esta quarta-feira a taxa MIMO em 17,25%, o mesmo acontecendo com as reservas obrigatórias exigidas aos bancos comerciais.

A criação da 'prime rate' foi acordada em 2017 entre o banco central e a AMB para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

Na altura, foi lançada com um valor de 27,75%.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, "acrescida de uma margem ('spread'), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato, explicam os promotores.

Leia Também: Banco central mantém taxa de juro em Moçambique nos 17,25%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório