Contas à mesa de Natal: Bolo rei e bolo rainha, qual é mais caro?

"Bolo-rainha é um pouco mais caro do que o bolo-rei", mas, afinal, quais são os preços médios?

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
30/11/2023 07:52 ‧ 30/11/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Natal

Dezembro está mesmo à porta e muitas famílias vão já preparando o Natal. O bolo rei é um dos doces típicos da quadra natalícia e o preço varia consoante o lugar onde é comprado: "em média, o bolo-rei custa mais de oito euros por quilo, nos supermercados, e mais de 14 euros, nas pastelarias", diz a DECO Proteste - e o bolo rainha? 

"Para quem não é apreciador de fruta cristalizada, há bolo-rainha, bolo de frutos secos (com ou sem gila), bolo-rei de chocolate – feito com frutos secos e chocolate –, bolo-rei com castanha e até bolo-rei confecionado com farinha de alfarroba. Mas ter um gosto diferente da maioria sai caro, pois o preço é superior. Qualquer que seja a sua escolha para acompanhar a época festiva, procure o melhor sabor e preço nos hipermercados e nas pastelarias da sua zona", recomenda a organização de defesa do consumidor. 

A conclusão, por isso, é que o "bolo-rainha é um pouco mais caro do que o bolo-rei. Sem adição de fruta cristalizada, pinhões, ananás, praliné crocante, pétalas de violeta caramelizadas ou fios de ovos encarecem o bolo. Nas pastelarias, o bolo-rainha é comercializado a partir de 15,60 euros o quilo, mas pode chegar aos 29,50 euros".

Já o tradicional bolo-rei, se optar por comprar num hipermercado, custa, em média a partir de 8 euros: "Nas padarias e pastelarias tradicionais revela-se um pouco mais caro, e os preços por quilo começam nos 14,50 euros, podendo mesmo ultrapassar os 27 euros por quilograma". 

Tenha atenção ao brinde

A DECO Proteste recomenda ainda que os consumidores estejam atentos ao brinde: "Este deve vir embrulhado e bem visível. Tem de se distinguir claramente do alimento pela cor, pelo tamanho, pela consistência e pela apresentação e ser construído de modo a não causar um risco de asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do aparelho digestivo", pode ler-se na nota divulgada. 

Leia Também: Pode saber no site da Seg. Social quanto receberá de reforma (veja como)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas