Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 17º

Notificação das entidades contratantes: Seg. Social explica o processo

Saiba o que está em causa.

Notificação das entidades contratantes: Seg. Social explica o processo
Notícias ao Minuto

14:26 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Seg. Social

Inicia-se esta quarta-feira, dia 29 de novembro, o processo anual de notificação das entidades contratantes, por via eletrónica, anunciou o Instituto de Segurança Social (ISS), esta quarta-feira. 

"São abrangidas neste processo de notificação anual todas as entidades contratantes com atividade declarada no Anexo SS do Modelo 3 do IRS, referente ao ano de rendimento de 2022", pode ler-se num comunicado publicado no site do ISS. 

O Código dos Regimes Contributivos da Segurança Social (CRC) define como "entidades contratantes, as pessoas coletivas e as pessoas singulares com atividade empresarial, independentemente da sua natureza e das finalidades que prossigam, que no mesmo ano civil beneficiem de mais de 50% do valor total da atividade de trabalhador independente". 

"O apuramento do montante de contribuições a pagar pelas entidades contratantes depende dos valores indicados na declaração anual de rendimentos, relativamente ao valor total de serviços que lhe foram prestados pelo trabalhador independente", explica o ISS.

Ora, a "qualidade de entidade contratante é apurada apenas relativamente aos trabalhadores independentes que se encontrem sujeitos ao cumprimento da obrigação de contribuir e tenham rendimento anual obtido com prestação de serviços igual ou superior a 6 x IAS (Indexante dos Apoios Sociais)".

Mais informações sobre este tema aqui

Leia Também: Lar de idosos em Amarante alvo de buscas após denúncia de maus-tratos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório