Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Confiança dos consumidores alemães melhora ligeiramente em dezembro

A confiança dos consumidores alemães melhorou ligeiramente em dezembro, segundo o índice Gfk, que passa de -28,3 pontos em novembro para -27,8 pontos, após três meses consecutivos de descida.

Confiança dos consumidores alemães melhora ligeiramente em dezembro
Notícias ao Minuto

11:29 - 28/11/23 por Lusa

Economia GfK

"Após três meses consecutivos de descida, a confiança dos consumidores está a estabilizar à medida que o ano se aproxima do fim. Continua num nível muito baixo e não há sinais de uma recuperação sustentável nos próximos meses", afirma Rolf Bürkl, especialista em consumo do Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberga (NIM), fundador da GfK.

"O estado de espírito continua a ser caracterizado pela incerteza e pela preocupação", acrescenta Bürkl, para quem esta incerteza é particularmente evidente na vontade de poupar face a uma situação geopolítica caracterizada por conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, juntamente com uma inflação elevada na Alemanha.

O último inquérito da GfK mostra que a inflação continua a exercer pressão sobre as expectativas de rendimento dos consumidores, com o indicador a cair novamente em novembro para -16,7 pontos, o valor mais baixo desde março.

Assim, tendo em conta a ligeira descida das expectativas de rendimento, a vontade de comprar mantém-se a um nível muito baixo, apesar da ligeira melhoria registada em novembro, com uma leitura de -15 pontos.

Entretanto, as expectativas económicas dos consumidores alemães permaneceram praticamente inalteradas em novembro.

Depois de um aumento mínimo de 0,1 pontos, o indicador situa-se agora em -2,3 pontos, indicando que "não esperam uma retoma significativa da economia num futuro previsível".

Leia Também: Taxa Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório