Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Portugueses substituem depósitos à ordem por depósitos a prazo

Os particulares mantiveram a tendência de substituição de depósitos à ordem por depósitos a prazo em outubro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Portugueses substituem depósitos à ordem por depósitos a prazo
Notícias ao Minuto

11:07 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

"No final de outubro de 2023, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 175,2 mil milhões de euros, mais 0,5 mil milhões de euros do que em setembro. Continuou a verificar-se a tendência de substituição de depósitos à ordem por depósitos a prazo", pode ler-se no comunicado do BdP. 

Em outubro, os depósitos à ordem reduziram-se 2,4 mil milhões de euros, enquanto os depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso) aumentaram 2,9 mil milhões de euros.

"Apesar desta evolução positiva, os depósitos de particulares nos bancos residentes decresceram 3,7% relativamente a outubro de 2022. No entanto, os depósitos com prazo acordado registaram uma taxa de crescimento de 6,6%, relativamente a outubro de 2022, a mais elevada desde julho de 2012", é ainda referido. 

Os dados do BdP revelam ainda que o stock de depósitos das empresas nos bancos residentes totalizava, no final de outubro, 65,3 mil milhões de euros, mais 0,8 mil milhões de euros do que em setembro. Esta evolução representa um crescimento anual de 0,5%, valor idêntico ao registado em setembro.

Leia Também: Menos 5 euros. Avaliação bancária cai para 1.536 euros por metro quadrado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório