Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 23º

Estes são os supermercados que "mais agradam" aos portugueses (concorda?)

Estudo revela ainda que mais de metade dos consumidores (55%) vão ao supermercado uma ou duas vezes por semana.

Estes são os supermercados que "mais agradam" aos portugueses (concorda?)
Notícias ao Minuto

10:14 - 24/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Supermercados

Os supermercados das marcas Mercadona, El Corte Inglés/Supercor e My Auchan são, por esta ordem, os que "mais agradam" os consumidores em Portugal, no que diz respeito às compras em lojas físicas, de acordo com uma análise da DECO Proteste divulgada esta sexta-feira. 

"As lojas físicas Mercadona são as que mais agradam aos portugueses, seguidas pelas El Corte Inglés/Supercor e pelas My Auchan. Relativamente às compras online, a maior satisfação é com o site do El Corte Inglés", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto

O estudo revelou ainda que mais de metade dos consumidores (55%) vão ao supermercado uma ou duas vezes por semana, 67% pagaram com cartão de débito e 53% visitam todas as semanas o mesmo supermercado.

Além disso, 74% confirmaram que nunca compraram num supermercado online.

"O agrado com os preços é o fator que mais influencia a satisfação dos consumidores com as cadeias de supermercado, seguido pela satisfação com o que se compra e o conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade)", pode ler-se. 

Ao que indica a DECO Proteste, as "lojas Mercadona possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados", sendo que "os únicos fatores que reúnem menor satisfação nesta cadeia são as promoções e descontos". 

O estudo revela ainda que os "artigos de marca própria são os mais procurados em determinadas categorias e cadeias", sendo que "no caso dos laticínios, mercadorias, detergentes, produtos de higiene e cosméticos, grande parte dos clientes prefere as lojas Lidl e Mercadona e, em menor medida, o Aldi". 

Esta análise resulta de um inquérito de satisfação com as lojas físicas, realizado em junho deste ano e que contou com 4.412 respostas, tendo sido "ainda consideradas as respostas de 2022 de forma a garantir maior estabilidade nos resultados, reunindo-se mais de 20 mil experiências válidas em 20 supermercados".

No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Aqui, obtiveram-se resultados para quatro plataformas, esclarece a DECO Proteste. 

Leia Também: Costuma comprar este produto? Encareceu 80% no último ano (sim, 80%)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório