Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Petrobras anuncia investimentos de 93,52 mil milhões de 2024 a 2028

A Petrobras, a maior petrolífera brasileira, anunciou quinta-feira que vai realizar investimentos de 102 mil milhões de dólares (cerca de 93,52 mil milhões de euros) entre 2024 e 2028.

Petrobras anuncia investimentos de 93,52 mil milhões de 2024 a 2028
Notícias ao Minuto

06:36 - 24/11/23 por Lusa

Economia Petrobras

Os investimentos fazem parte do plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos, aprovado quinta-feira pelo conselho de administração da empresa, que é controlada pelo Estado mas tem ações negociadas em bolsa, segundo um comunicado da Petrobras enviado ao mercado.

Trata-se do primeiro plano de negócios anunciado pela Petrobras desde o regresso à presidência do Brasil, em janeiro, de Luiz Inácio Lula da Silva, defensor da utilização da empresa estatal como promotora do desenvolvimento e do aumento dos seus investimentos, bem como crítico da privatização dos seus ativos e do aumento dos dividendos aos acionistas.

O novo plano de negócios "visa preparar a Petrobras para o futuro e fortalecer a empresa no início de um processo de integração de fontes de energia essencial para uma transição energética justa e responsável", explicou a empresa.

A empresa esclareceu que, embora o petróleo, o gás natural e o refino continuem a ser as suas prioridades, os investimentos rentáveis de baixo carbono ganham importância no novo plano estratégico, que inclui um volume significativo de recursos para fontes renováveis, como a eólica offshore.

72% do investimento previsto para o período de cinco anos irá para projetos de exploração e produção de hidrocarbonetos, 16% para refinação, transporte e comercialização, 9% para gás, energia e baixo carbono e 3% para empresas.

Segundo a Petrobras, os investimentos permitirão aumentar a sua produção de petróleo e gás natural de uma média de 2,36 milhões de barris por dia em 2022 para uma média de 3,2 milhões de barris por dia em 2028.

Leia Também: Petrobras anuncia lucro líquido de 17,5 mil milhões até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório