Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2023
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Atividade económica aumenta em setembro, clima económico recua em outubro

O indicador de atividade económica, que sintetiza indicadores quantitativos relativos à evolução da economia, aumentou em setembro, após a diminuição homóloga de agosto, enquanto o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, diminuiu ligeiramente em outubro.

Atividade económica aumenta em setembro, clima económico recua em outubro
Notícias ao Minuto

11:28 - 20/11/23 por Lusa

Economia Economia

De acordo com a 'Síntese Económica de Conjuntura' do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgada, "os indicadores de curto prazo (ICP) relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para setembro, apontam, em termos homólogos, para uma desaceleração em volume da construção e dos serviços em termos nominais e para diminuições na indústria".

Na perspetiva da despesa, o indicador de atividade económica aumentou em setembro, tendo o indicador de consumo privado acelerado e o indicador de investimento diminuído.

Por sua vez, o indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu em julho e outubro, "ligeiramente no último mês".

O INE dá também nota de que o indicador quantitativo de consumo privado acelerou em setembro, após ter desacelerado em julho e agosto, refletindo um aumento do contributo positivo da componente de consumo corrente e uma diminuição do contributo positivo da componente de consumo duradouro.

Já o indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre agosto e outubro, após ter registado em julho o valor máximo desde fevereiro de 2022.

Leia Também: Preços na Produção Industrial diminuíram 5% em outubro

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório