Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Explicador. Se fixar a prestação da casa vai (ou não) pagar mais juros?

Os bancos já têm milhares de pedidos para fixar prestação da casa. Saiba como funcionam os juros caso decida aderir a esta medida.

Explicador. Se fixar a prestação da casa vai (ou não) pagar mais juros?
Notícias ao Minuto

08:40 - 20/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Os clientes bancários que têm crédito à habitação podem aderir à medida que permite fixar a prestação da casa por um período de dois anos, no âmbito de uma medida do Governo. Afinal, vão ou não pagar mais juros mensalmente caso o façam?

De acordo com o Banco de Portugal (BdP), a resposta é "sim, mas a taxa de juro contratada não sofrerá alteração".  

"Desde o momento da adesão, o montante de juros pago mensalmente será sempre superior ao que seria pago se não tivesse aderido a esta medida", sublinha o BdP.

Qual é a explicação? "Isto resulta de a taxa de juro aplicável continuar a ser a contratada e de, adicionalmente, ter de pagar juros pelo adiamento do reembolso do capital", esclarece o supervisor da banca. 

A conclusão é que o "montante total de juros a pagar será sempre superior".

Tem crédito da casa? Já pode pedir para fixar prestação (eis o que saber)

Os clientes bancários podem pedir a adesão ao regime que fixa por dois anos a prestação do crédito à habitação e por um valor inferior ao atual.

Lusa | 06:51 - 02/11/2023

Bancos (já) têm milhares de pedidos para fixar prestação

Os bancos já receberam milhares de pedidos para fixação da prestação do crédito à habitação, e por um valor inferior ao atual, segundo disseram responsáveis dos principais bancos na conferência 'Banca do Futuro'.

Com a subida das taxas Euribor (acompanhando a subida das taxas diretoras do Banco Central Europeu) os créditos têm-se tornado mais caros, pelo que o Governo criou um mecanismo, em vigor desde 2 de novembro, em que os clientes com crédito à habitação podem pedir ao seu banco o acesso ao regime que fixa a prestação do crédito à habitação durante dois anos e por um valor mais baixo que o atual.

É que a prestação ficará indexada a 70% da média da Euribor a seis meses do mês anterior ao pedido do cliente (o que garante que paga menos durante os dois anos do que se a Euribor fosse refletida a 100%). O valor não pago terá de ser pago posteriormente, a que se somam juros.

Leia Também: Produtividade por hora de trabalho. Como está Portugal neste indicador?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório