Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Aramco anuncia descoberta de campos de gás natural na Arábia Saudita

A petrolífera estatal saudita Aramco anunciou hoje a descoberta de dois campos de gás natural, designados Al Hiran e Al Mahakik, na zona sudeste designada Empty Quarter que inclui regiões da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iémen e Oman.

Aramco anuncia descoberta de campos de gás natural na Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

19:33 - 19/11/23 por Lusa

Economia Petrolífera

De acordo com o ministro saudita da Energia, Abdelaziz bin Salman, que divulgou a informação, citado pela agência noticiosa saudita SPA, a petrolífera estatal descobriu estes dois campos gasíferos, além de outras cinco jazidas deste recurso noutras zonas exploradas anteriormente.

A descoberta de Al Hiran foi efetuada ao registar um fluxo de gás natural desde o campo de Hanifa a um ritmo de 30 milhões de pés cúbicos (medida utilizada no Reno Unido e nos EUA) e de 1.600 barris de condensado diários, enquanto também se observou um fluxo de 3,1 milhões de pés cúbicos de gás natural desde a jazida de Al Arab, na mesma zona.

Por sua vez, em Al Mahakik, registou-se um fluxo de 0,85 milhões de pés cúbicos de gás natural, de acordo com o ministro.

A esta revelação junta-se a descoberta de gás natural em outras cinco jazidas já anteriormente exploradas no sueste saudita, que incluem Jallah, Shadoun, Mazalij, Al Sarah e Atwad, onde se registaram respetivamente fluxos de 46 milhões, 15,5 milhões, 14 milhões, 11,7 milhões e 5,1 milhões de pés cúbicos deste recurso.

A Aramco, a maior petrolífera do mundo, espera produzir cerca de 2.200 milhões de pés cúbicos diários de gás natural em 2036, além de 425 milhões de pés cúbicos por dia de gás associado com o etano.

Leia Também: Lucros da gigante petrolífera Aramco caem 23% no 3.º trimestre do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório