Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Novo aeroporto de Luanda poderá ter 15 milhões de passageiros por ano

Infraestrutura será inaugurada na sexta-feira. A 10 de novembro começam os voos de carga, "estando previsto para o próximo trimestre o início da operação com passageiros".

Novo aeroporto de Luanda poderá ter 15 milhões de passageiros por ano
Notícias ao Minuto

10:54 - 09/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Aviação

O novo aeroporto internacional Agostinho Neto, em Luanda, vai ser inaugurado na sexta-feira, dia 10 de novembro, e terá capacidade para acolher 15 milhões de passageiros por ano. 

"O Ministério dos Transportes de Angola estima que dos 15 milhões de passageiros anuais, 10 milhões sejam passageiros internacionais. No que a mercadorias diz respeito, o novo aeroporto tem capacidade para manusear 130 mil toneladas de carga por ano, com hipótese de estender para as 440 mil toneladas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A 10 de novembro começam os voos de carga, "estando previsto para o próximo trimestre o início da operação com passageiros".

Esta infraestrutura aeroportuária "começou a ser projetada há 26 anos, na sequência de um estudo desenvolvido pelo Banco Mundial que apontava a necessidade de um novo aeroporto".

"Em 2005 foi apresentado um estudo de viabilidade, elaborado pela empresa norte-americana ‘Penkins & Will’ e, no ano seguinte, o governo angolano procedeu à reserva dos terrenos destinados à construção do aeroporto. As obras de construção, a cargo do consórcio chinês para a aviação, a ‘Commercial Aircraft Company’, tiveram início em 2013", é ainda referido.

O custo global da nova infraestrutura aeroportuária foi de 2,5 mil milhões de euros, "totalmente suportados por fundos públicos", de acordo com a mesma nota.

Leia Também: Menu da 1.ª classe do Titanic em leilão. Venda pode chegar a 80 mil euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório