Procurar

Empresas da UE dizem que China representa maior risco como fornecedor

As empresas da União Europeia consideram que a China é o país que representa o maior risco tanto para as suas próprias cadeias de abastecimento como para as do seu setor de atividade, segundo um inquérito do BCE hoje divulgado.

Empresas da UE dizem que China representa maior risco como fornecedor

© Shutterstock

Lusa
06/11/2023 12:48 ‧ há 1 ano por Lusa

Economia

BCE

Este é a conclusão de um inquérito realizado por economistas do BCE (Banco Central Europeu) a 65 empresas muito grandes da UE, que está incluído no próximo boletim económico da entidade e que foi publicado hoje.

"A China foi a fonte dominante de fatores de produção críticos e também o país mais frequentemente mencionado em termos de riscos percebidos tanto para a cadeia de abastecimento da empresa como para a sua indústria", afirmam os economistas do BCE.

Os fatores de produção críticos são considerados bens sem os quais uma empresa não pode concluir a sua atividade, sofreria atrasos significativos ou pioraria a qualidade do bem ou serviço que produz.

Cerca de 55% das empresas indicaram que a sua empresa se abastecia de fatores de produção críticos (total ou fortemente) num país ou países específicos.

A grande maioria das empresas indicou que o aprovisionamento de fatores de produção críticos na China é de alto risco.

Já 40% das empresas inquiridas pelo BCE afirmaram que a sua empresa adquire fatores de produção críticos à China e que tal acarreta riscos elevados, e quase 65% sublinharam que a China cria ou pode criar estrangulamentos na cadeia de abastecimento do seu sector.

O questionário do BCE às empresas considerou que estes riscos poderiam incluir o perigo de uma súbita escalada das tensões económicas ou políticas entre países (por exemplo, entre a China e os Estados Unidos).

E que tal resultaria em proibições de importações ou exportações de produtos específicos, num reforço dos requisitos de conteúdo local, "no contexto do acordo comercial entre a UE e o Reino Unido, no aprovisionamento de países em (risco de) conflito, em riscos de alterações climáticas, etc.".

O estudo refere ainda que 8% das empresas afirmou que a sua empresa se abastece de fatores de produção críticos nos EUA e apenas 5% consideraram que se trata de um risco.

Outros países que representam ou podem representar um risco para as empresas da UE são Taiwan, Índia, Turquia e Rússia.

A maioria das empresas da UE considera que seria muito difícil substituir fatores de produção críticos provenientes de países de alto risco como a China.

No entanto, a maioria das empresas está atualmente a aplicar "estratégias para reduzir a sua exposição" à China.

As alterações na localização da produção e o aprovisionamento transfronteiras de factores de produção aumentaram inicialmente os preços, mas os economistas do BCE esperam que o impacto diminua nos próximos cinco anos.

Estas mudanças são menos dispendiosas se forem cuidadosamente planeadas, mas algumas tiveram de ser feitas de forma imprevista e repentina, por exemplo, em resposta à pandemia ou à invasão da Ucrânia pela Rússia, e foram, por isso, mais dispendiosas, segundo o BCE.

Quase 40% das empresas da UE planeiam deslocalizar a sua produção para fora da UE e localizá-la perto do local de produção final ou do país de venda.

Ao mesmo tempo, outras empresas consideram a possibilidade de deslocalizar a sua produção para a UE devido a riscos geopolíticos noutros países.

A procura e os custos motivam as empresas a deslocarem-se para fora da UE.

Leia Também: G7 quer unificar posições sobre Médio Oriente e renovar apoio à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10