Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Taxa de juro dos novos empréstimos para comprar casa aumentou em setembro

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação aumentou ligeiramente, de 4,23% em agosto para 4,26% em setembro, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira.

Taxa de juro dos novos empréstimos para comprar casa aumentou em setembro
Notícias ao Minuto

11:11 - 02/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Já a taxa de juro média dos novos empréstimos para consumo também subiu (de 8,93% para 8,98%). Pelo contrário, a taxa de juro média dos novos empréstimos para outros fins diminuiu, de 5,52% para 5,35%.

Em setembro, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2504 milhões de euros, mais 165 milhões do que em agosto.

"Verificaram-se aumentos nas finalidades de habitação e de outros fins de 141 e 39 milhões de euros, respetivamente. Nos empréstimos para consumo, registou-se um decréscimo de 15 milhões de euros", refere o supervisor da banca, em comunicado. 

Mais de metade das novas operações de crédito à habitação foram com taxa mista

Em setembro, os novos empréstimos à habitação com taxa mista (isto é, empréstimos com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período em que a taxa de juro é variável) representaram 55% do total de novos empréstimos à habitação.

"A prestação média mensal do stock de empréstimos para habitação própria permanente aumentou 6 euros em setembro, fixando-se nos 413 euros. Este aumento está em linha com o verificado em agosto. Comparando com setembro de 2022, a prestação média mensal subiu 109 euros", pode ler-se. 

Leia Também: Dívida pública caiu para 279,9 mil milhões até setembro (107,5% do PIB)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório