Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Reformados e pensionistas acusam Governo de "falta de vontade"

A presidente da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (Murpi), Isabel Gomes, acusou hoje o Governo de "falta de vontade" em subir as pensões num mínimo de 70 euros, afirmando que dinheiro não falta.

Reformados e pensionistas acusam Governo de "falta de vontade"
Notícias ao Minuto

18:00 - 27/10/23 por Lusa

Economia MURPI

"[O Governo tem] falta ter vontade. Dinheiro não falta de certeza. Falta-lhes vontade e falta-lhes perceber o que somos, quem somos e porque é que andamos aqui", disse a dirigente aos jornalistas, à margem de uma ação de luta em Lisboa.

Os reformados, que hoje marcham em protesto entre a praça do Saldanha e o Campo Pequeno, pedem um aumento de 7,5% para todas as pensões, num mínimo de 70 euros, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2024, no sentido de repor o poder de compra e a valorização das reformas e pensões.

"Estamos aqui para lutar pelos 7,5% de aumento das nossas pensões, no mínimo de 70 euros. (...) É necessário, além do aumento das pensões, que tenhamos hipótese de ter um cabaz de compras nos valores que realmente permitam as pessoas continuarem a comer e a comprar alimentos", salientou Isabel Gomes.

Sobre se estão previstas novas manifestações até ao final do ano, a presidente da Murpi referiu que em princípio os reformados e pensionistas não sairão mais à rua em 2023, mas salientou que, caso surja "alguma coisa" de última hora, o movimento pode ter de "ir à porta da Assembleia da República dizer que" os idosos não conseguem "viver com tão pouco".

O protesto de hoje, realizado em Lisboa e no Porto, é organizado pela Murpi - Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, uma iniciativa que encerra as comemorações do Dia do Idoso.

Pelas 14:30, encontravam-se algumas dezenas de reformados e pensionistas na marcha de Lisboa -- número que foi subindo para várias centenas após um abrandamento da chuva que se fazia sentir na capital.

No caderno reivindicativo para o próximo ano, além do aumento de 70 euros das pensões, a Murpi reclama habitação digna, uma rede de equipamentos e serviços de apoio à terceira idade, um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público e gratuito, mais mobilidade, fruição cultural e desportiva e defesa e fortalecimento do movimento associativo.

Solidário com a manifestação da Murpi, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou tratar-se de uma jornada de luta justa e concordou que "o Governo só não sobe as pensões, porque não quer".

"É uma luta justíssima. O que se está aqui a pedir é: quem trabalhou uma vida inteira, quem fez um esforço tremendo, quem ajudou este país a andar para a frente com o seu trabalho merece ter uma vida melhor, uma vida digna e para isso é preciso dar resposta a vários problemas", realçou.

Segundo Paulo Raimundo, o Governo devia canalizar os benefícios de dois mil milhões euros em IRS, entre 2023 e 2027, nos reformados e pensionistas, lembrando que a proposta de aumento das pensões no mínimo de 70 euros "não resolve os problemas todos".

O Governo podia pegar nos "tais dois mil milhões de euros que são entregues em benefícios fiscais para os grupos económicos" e "apostar nesta gente", indicou.

"Criar melhores condições de vida para os reformados significa melhores condições vida para esta gente", sublinhou

Leia Também: Pensões antecipadas caem 8,2% até setembro para 15,6 mil

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório