Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Família Amorim renova uma das mais antigas adegas do Douro

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo investiu 5,5 milhões de euros na renovação da adega, em Sabrosa, distrito de Vila Real, uma intervenção que aliou a história do Douro às novas tecnologias, foi hoje anunciado.

Família Amorim renova uma das mais antigas adegas do Douro
Notícias ao Minuto

14:43 - 27/10/23 por Lusa

Economia Douro

"A nossa missão para com o Douro é preservar a sua história e construir um futuro sustentável, tornando-o numa referência mundial. Esperamos que esta adega possa contribuir para a projeção e sucesso desta magnífica região", afirmou, citada em comunicado, Luísa Amorim, presidente executiva (CEO) da quinta duriense.

A propriedade da família Amorim possui uma das "adegas mais antigas" da Região Demarcada do Douro, com dois edifícios construídos em 1764, em patamares distintos, mantendo ainda hoje a sua traça original com paredes de xisto e portas de madeiras.

Depois de uma primeira intervenção há 20 anos, a adega foi "totalmente renovada" e reabriu portas para a vindima de 2023. Os dois projetos foram assinados pelo arquiteto Arnaldo Barbosa.

A Quinta Nova referiu que o investimento na construção, aquisição de equipamento e em tecnologia rondou os 5,5 milhões de euros.

Quanto à intervenção, destacou que a adega apresenta "uma instalação única no mundo" construída em cimento, que foi desenvolvida em parceria com a empresa italiana CLC Srl e inspirada na morfologia do rio Douro e no traçado natural das vinhas em terraços.

No total, explicou, são 32 cubas de cimento de diferentes dimensões, instaladas em duas cotas e com uma capacidade total de 246 mil litros", fazendo lembrar os socalcos durienses.

O projeto incluiu ainda a recuperação de dois lagares de granito, que contabilizam três séculos de história, para a pisa a pé das uvas.

Dentro da adega foram instaladas 51 cubas de inox com capacidade de vinificação total de 560 mil litros e ainda três tapetes de escolha - um para brancos, um para rosés e outro para tintos - este último com uma tecnologia que, segundo foi explicado, "otimiza a seleção da uva, desde a grainha até à separação de bagos secos, fazendo um esmagamento mais suave".

A propriedade fez uma forte aposta em tecnologia, designadamente na implementação de um sistema de monitorização, criado em Portugal pela empresa Winegrid, que já acompanhou a fermentação e a maturação do vinho durante a vindima deste ano, utilizando a "inteligência artificial para uma gestão mais precisa e em tempo real".

"Em pleno século XXI temos que assumir que todas as vindimas são atípicas e que o clima e a gestão do tempo são determinantes", afirmou Luísa Amorim.

A responsável referiu que a "utilização de diferentes capacidades em materiais orgânicos -- como as cubas cimentos e os foudres (barricas grandes de madeira de carvalho) de 1.200 litros -- permite trabalhar o ponto ótimo de maturação da uva e aumentar a micro-oxigenação, obtendo vinhos mais suaves e menos marcados pela madeira".

Desta forma, prosseguiu, consegue-se "extrair todo o potencial das 41 parcelas de vinha existentes na quinta".

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo tem uma produção anual de cerca de 650 mil garrafas de vinho, com "100% de produção focada no segmento 'premium'".

Metade da produção é vendida no mercado nacional e os restantes 50% são exportados para países como a Suíça, Estados Unidos da América, Alemanha, Brasil, Canadá e no Benelux, uma organização económica que inclui a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Leia Também: Cristianinho já marca pelo Al Nassr e festeja... como o pai

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório