Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 30º

Bancos carregam nas comissões bancárias? Este comparador pode ajudar

Perante o agravamento das comissões bancárias, os clientes podem utilizar o comparador do Banco de Portugal e perceber quais os preços praticados nas várias instituições - e qual a que compensa mais.

Bancos carregam nas comissões bancárias? Este comparador pode ajudar
Notícias ao Minuto

07:32 - 23/10/23 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

As comissões bancárias continuam a acelerar e, por exemplo, o Novo Banco já anunciou um novo aumento - conforme o Notícias ao Minuto lhe deu conta neste artigo. Até agora, a banca justificava este acréscimo com as taxas de juro baixas, mas o cenário inverteu-se e agora... não há explicações. 

"É uma estratégia no mínimo desonesta", disse a DECO Proteste ao Jornal de Notícias, que lembra que até meados do ano passado a justificação estava relacionada com as taxas de juro baixas. Certo é que desde então têm vindo a subir, mas o agravamento das comissões bancárias prossegue. 

Aliás, o mais recente caso é o Novo Banco, que no início deste mês atualizou o preçário. Algumas alterações entram em vigor em dezembro e outras só em janeiro de 2024. 

Comparador de comissões pode ajudar a poupar

Perante o agravamento das comissões bancárias, vale recordar que o Banco de Portugal (BdP) disponibiliza um comparador - ao qual pode aceder aqui -, que pode ajudar a poupar. 

"O comparador de comissões é uma ferramenta que permite comparar de forma simples e rápida as comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento, nomeadamente os custos com a manutenção de conta (incluindo de conta pacote), disponibilização de cartões de débito e de crédito, levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências", pode ler-se. 

É possível comparar, por instituição ou por serviço, as comissões máximas praticadas pelas instituições, em função do respetivo canal de comercialização, sendo que o valor das comissões inclui os impostos à taxa legal em vigor. 

Leia Também: O endividamento e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório