Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

IVA zero "repercutiu-se nos preços" dos alimentos. BdP revela gráfico

A conclusão é de uma análise divulgada pelo Banco de Portugal.

IVA zero "repercutiu-se nos preços" dos alimentos. BdP revela gráfico
Notícias ao Minuto

11:09 - 20/10/23 por Notícias ao Minuto

Economia IVA Zero

A medida do IVA zero, que está em vigor há cerca de meio ano, "repercutiu-se nos preços dos bens alimentares afetados" por esta isenção do imposto, de acordo com uma análise publicada pelo Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira. 

"Para avaliar o impacto da medida e isolá-lo de outros efeitos sobre as rubricas afetadas do IHPC, foi feita uma comparação com as variações dos preços dos mesmos bens na área do euro e em Espanha. Esta comparação mostra uma evolução muito próxima dos preços antes da entrada em vigor da medida, que é confirmada estatisticamente. Partindo do pressuposto de que os preços teriam continuado a evoluir de forma semelhante nas três economias se a taxa de IVA se tivesse mantido inalterada, estima-se que, em maio, a variação em cadeia dos preços das rubricas que anteriormente tinham IVA a 6% tenha sido inferior em 4,0 pp face à de Espanha e 3,5 pp face à da área do euro", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor da banca.

O BdP sublinha, contudo, que "estas estimativas devem ser interpretadas com cautela dada a incerteza associada".

E mais: "Os resultados apontam para um elevado grau de transmissão da redução do imposto aos preços, o que é confirmado por uma análise baseada em dados de preços de venda fixados nas plataformas online dos principais retalhistas".

Esta análise foi preparada por Carlos Gouveia, Cristina Manteu, Sara Serra e Sónia Cabral, no âmbito do espaço 'Economia numa Imagem', sendo que estas "análises, opiniões e resultados" são da "exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema".

Leia Também: Proteção Civil investe na futura sede do Comando Sub-regional de Coimbra


 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório