Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Linha de São Mamede do Metro do Porto custa 258 milhões de euros

A linha de São Mamede do Metro do Porto, entre IPO e Estádio do Mar, terá um custo estimado de 258 milhões de euros e parques de estacionamento nas estações para 500 carros, segundo documentos consultados hoje pela Lusa.

Linha de São Mamede do Metro do Porto custa 258 milhões de euros
Notícias ao Minuto

13:20 - 17/10/23 por Lusa

Economia Metro do Porto

"A Linha IPO -- Estádio do Mar estabelecerá uma ligação Nascente -- Poente, unindo as atuais Linha D -- Amarela (através de ligação técnica), na cidade do Porto, e Linha A -- Azul, na cidade de Matosinhos", com uma extensão de 6,55 quilómetros, de acordo com os documentos do concurso público para a elaboração do projeto da nova fase de expansão do Metro do Porto, lançado na segunda-feira por 9,4 milhões de euros.

A linha desenvolve-se "até às proximidades da Estação Estádio do Mar da linha A - Azul, a partir do qual utilizará o troço já construído", e inclui as estações "IPO II, ISCAP, São Mamede, Pedra Verde, Elaine Sanceau, Xanana Gusmão, São Gens e Senhora da Hora II, com 3.72 km em traçado subterrâneo e 2.83 km de traçado à superfície".

"Nas estações de ISCAP, Pedra Verde, São Mamede e Xanana Gusmão deverão ser previstas zonas de parqueamento automóvel", indicando a Metro do Porto, a título indicativo, que na estação ISCAP deverão existir 100 lugares de estacionamento, em Pedra Verde 150 lugares, em São Mamede 150 lugares e em Xanana Gusmão 98, totalizando 498 lugares.

A estação IPO II, no Porto, junto à atual da Linha Amarela, "será subterrânea e deve prever acessos desde a superfície, através de escadas fixas, mecânicas e elevadores", e o troço a sul da estação "deverá garantir a ligação à Linha Amarela (D) existente, de modo a estabelecer um ramal de injeção/retirada de veículos".

O percurso do IPO até à estação ISCAP será em túnel durante 1,2 quilómetros, sob habitações e a Linha de Leixões, mas a estação será à superfície, voltando o túnel para o percurso entre ISCAP e São Mamede, também sob a linha férrea, emergindo novamente junto da estação São Mamede.

Entre São Mamede e Pedra Verde está previsto um troço à superfície "com um traçado em planta paralelo à via férrea existente", voltando a existir túnel entre Pedra Verde e Elaine Sanceau, que será uma estação subterrânea.

Já entre Elaine Sanceau e Xanana Gusmão, o traçado será misto, e a parte à superfície "deverá estar inserida no separador central da avenida Xanana Gusmão".

Entre Xanana Gusmão e São Gens o troço será à superfície, mas voltará a túnel à chegada à estação Senhora da Hora II, que será subterrânea e "deverá garantir uma eficiente ligação funcional com a estação existente e a sua execução deve ser projetada de modo a minimizar, durante a construção, os impactes no funcionamento e exploração da estação existente".

O projeto deve ser desenvolvido de modo a agrupar as duas estações num edifício único que garanta a cobertura da estação existente, pode ler-se nos documentos consultados pela Lusa.

Até à atual estação Estádio do Mar o percurso será misto e a nascente da estação "deverá ser garantida a ligação à Linha Azul (A)".

A expansão da rede do Metro do Porto anunciada na sexta-feira contempla a ampliação da rede em pelo menos 37 quilómetros com 38 novas estações, de acordo com a apresentação feita no Auditório Municipal de Gondomar.

Em causa estão as linhas ISMAI - Muro - Trofa (metro até Muro e 'metrobus' até Paradela), Gondomar II (Dragão - Souto), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).

Os valores do investimento na expansão rondam os 1.000 milhões de euros.

Atualmente estão em construção a extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este, a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música, o 'metrobus' entre Casa da Música e Praça do Império (haverá extensão à Anémona), e a consignação da empreitada da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, deve ocorrer até final do ano.

Leia Também: Metro do Porto quer chegar aos 150 milhões de clientes anuais em 2030

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório