Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 27º

Marrocos limita exportação de azeite devido à quebra na produção

Marrocos decidiu limitar a exportação de azeite face à quebra na produção de azeitona devido à seca sofrida nos últimos de anos, estimando uma campanha 44% inferior à de 2021, adiantaram esta sexta-feira as autoridades marroquinas.

Marrocos limita exportação de azeite devido à quebra na produção
Notícias ao Minuto

06:11 - 14/10/23 por Lusa

Economia Marrocos

A exportação do país do Magrebe de azeitonas em todas as suas formas e azeite passa a constar da lista de mercadorias com restrições de quantidade e "está sujeita a licença de exportação até 31 de dezembro de 2024", refere uma circular dos serviços aduaneiros.

Em concreto, esta licença de exportação passou a ser exigida no caso de azeitonas frescas ou refrigeradas, cozidas ou não, enlatadas, secas, cortadas e azeites elaborados com este produto.

Coincidindo com a circular, o Ministério da Agricultura marroquino informou, em comunicado, que foram estabelecidas medidas para a comercialização de azeitonas e seus derivados, "priorizando o abastecimento do mercado nacional".

A agricultura indica que neste outono a produção nacional de azeitona está estimada em 1,07 milhões de toneladas, semelhante à da campanha anterior mas 44% inferior à de 2021.

Esta quebra de produção deve-se, indica a nota, "à seca persistente das duas últimas campanhas", à onda de calor registada em abril, altura em que as oliveiras deveriam florescer, o que provocou um contínuo stress hídrico em diferentes regiões, como bem como o granizo que caiu na província de Taourirt.

Leia Também: ASAE apreende 415 litros de óleo alimentar comercializados como azeite 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório