Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Já há uma petição contra o aumento do IUC para os carros mais antigos

Em causa está uma petição "contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007", pode ler-se na plataforma Petição Pública. Foi já assinada por 49.216 pessoas. 

Já há uma petição contra o aumento do IUC para os carros mais antigos
Notícias ao Minuto

15:24 - 13/10/23 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

O Governo propôs aumentar o Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros com matrícula até 2007 - que não estão isentos do pagamento deste imposto - e a medida tem estado a gerar polémica e já levou mais de 49 mil pessoas a assinar uma petição. 

Em causa está uma petição "contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007", pode ler-se na plataforma Petição Pública. Foi já assinada por 49.216 pessoas. 

"O propósito desta petição é apresentar uma sugestão alternativa, que acreditamos ser mais justa e coerente. Os veículos elétricos atualmente estão isentos do pagamento do IUC, como parte de um esforço para promover a transição energética. Reconhecemos a importância dessa transição, mas consideramos que não deve servir de pretexto para todas as medidas fiscais", pode ler-se. 

Por isso, os responsáveis pela petição propõem que "os veículos elétricos comecem a pagar o IUC de acordo com a potência dos seus motores, eliminando a isenção atual, e que não sejam sujeitos à taxa adicional de carbono que é aplicada aos veículos a combustão". 

"Acreditamos que esta seja a medida mais justa e equitativa, que não prejudicará aqueles que enfrentam dificuldades financeiras significativas e que nem usam essas mesmas autoestradas. Muitas vezes, essas pessoas não procuram subsídios, simplesmente desejam não ser ainda mais sobrecarregadas por encargos fiscais desproporcionados", pode ainda ler-se. 

O Governo vai avançar com uma reforma ambiental do Imposto Único de Circulação (IUC), que irá aumentar para os veículos mais antigos - e que não estão isentos do pagamento deste imposto -, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

Há condutores que vão pagar mais IUC em 2024: O que está em causa

Quem vai pagar mais IUC? O que motiva o Governo a agravar este imposto? Há algum limite? Esclareça aqui todas as dúvidas.

Notícias ao Minuto | 07:03 - 13/10/2023

Leia Também: Há condutores que vão pagar mais IUC em 2024: O que está em causa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório