Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Moeda russa cai de novo apesar de medidas do banco central

A moeda russa caiu hoje de novo e negociava a mais de 100 rublos por um dólar, apesar da ação do banco central para conter a inflação e travar a desvalorização da moeda.

Moeda russa cai de novo apesar de medidas do banco central
Notícias ao Minuto

15:56 - 03/10/23 por Lusa

Economia Moeda

O rublo, sob efeito de sanções internacionais adotadas por causa da ofensiva russa na Ucrânia, tem estado em dificuldades há meses, o que afeta o poder de compra da população.

Na bolsa de Moscovo, ao início da manhã, eram necessários 100,11 rublos para obter um dólar e 104,65 rublos para um euro.

Mais tarde, o rublo subiu ligeiramente, mas continuou a negociar acima de 99 unidades por um dólar e perto de 104 por um euro.

Esta desvalorização da moeda russa é a mais significativa desde meados de agosto quando foi ultrapassada a barreira de 100 rublos por um dólar, o que não acontecia desde março de 2022, no início da ofensiva militar russa na Ucrânia.

O banco central russo subiu em agosto a sua taxa de juro diretora de 8,5% para 12%, numa reunião extraordinária, convocada após críticas do conselheiro do Kremlin Maxime Orechkine "à política monetária flexível" do Banco da Rússia.

Em meados de setembro, a taxa de juro subiu de novo para 13%, uma decisão que parece ter um impacto reduzido até agora, na ausência de medidas de controlo de divisas mais severas e depois da introdução no final de setembro de restrições à exportação de combustíveis por parte da Rússia.

Leia Também: Plataforma de criptomoedas Binance anuncia saída do mercado russo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório