Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2023
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Fatura da luz é elevada? A ERSE tem um conselho para si (para poupar)

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou hoje que os clientes com consumos de eletricidade anuais superiores podem, de forma geral, poupar mais no mercado liberalizado do que no regulado.

Fatura da luz é elevada? A ERSE tem um conselho para si (para poupar)
Notícias ao Minuto

16:11 - 28/09/23 por Lusa

Economia ERSE

"Na comparação entre a oferta mais competitiva e a oferta do mercado regulado conclui-se que os consumidores com consumos anuais superiores podem, de uma forma geral, poupar mais no mercado liberalizado", lê-se no boletim de ofertas comerciais de eletricidade, divulgado hoje pela ERSE, reportado ao terceiro trimestre.

O consumidor tipo 1 (um) pode poupar 142 euros ao ano no contrato de eletricidade, enquanto um consumidor tipo 3 (três) pode poupar 1.004 euros por ano para o mesmo tipo de contrato.

O consumidor tipo um corresponde a casal sem filhos, um consumo anual de eletricidade de 1.900 quilowatts-hora (kWh), consumo em vazio de 40% e potência contratada de 3,45 kVA (kilovoltampere), enquanto o consumidor tipo três diz respeito a uma família com quatro filhos, um consumo anual de 10.900 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 13.8 kVA.

Considerando um contrato dual, a poupança face ao mercado regulado varia entre 39 euros por ano para um consumidor tipo um e 419 euros por ano para um consumidor tipo três.

"Em termos relativos, as poupanças anuais no mercado liberalizado podem representar entre 32% e 42% face à oferta de eletricidade no mercado regulado e entre 6% e 14% face à oferta dual com preços regulados", revelou.

A análise concluiu ainda que, nas ofertas da eletricidade, existem 16 comercializadores com ofertas inferiores à tarifa regulada, num total de 21, para os consumidores tipo um e dois (casal com dois filhos, com um consumo anual de 5.000 kWh, consumo em vazio de 40% e potência contratada de 6,9 kVA).

No caso do consumidor tipo três verificam-se 17 comercializadores com ofertas mais competitivas do que na tarifa regulada.

Já nas ofertas duais, há um em oito comercializadores com ofertas mais competitivas do que a tarifa regulada para o consumidor tipo um e três, enquanto para o tipo dois somam-se dois comercializadores.

Para os três tipo de consumidor, no terceiro trimestre, a oferta de eletricidade e dual com menor fatura mensal é a da GoldEnergy.

No período em análise e nas ofertas de gás natural as poupanças no mercado liberalizado "são nulas", tendo em conta que não existe nenhuma oferta comercial mais competitiva do que a tarifa regulada para os três consumidores tipo.

Para os consumidores tipo um, dois e três, a oferta comercial de gás com menor fatura mensal é a da LuziGás, enquanto nas ofertas duais é a da GoldEnergy.

Leia Também: Governo diz que lei do tabaco vai ajudar quem quer deixar de fumar

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório