Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Wall Street fecha sem rumo devido a subida de rendimentos obrigacionistas

A bolsa nova-iorquina terminou hoje sem rumo, com os investidores privados de motivos para comprar, devido a uma subida dos rendimentos obrigacionistas e das cotações do petróleo, que ameaçam a recuperação económica dos EUA.

Wall Street fecha sem rumo devido a subida de rendimentos obrigacionistas
Notícias ao Minuto

22:52 - 27/09/23 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones cedeu 0,20%, ao passo que o tecnológico Nasdaq avançou 0,22%, enquanto o alargado S&P500 terminou em alta mínima de 0,02%.

"Estamos a enfrentar esta subida sem parar dos rendimentos obrigacionistas", comentou Jack Ablin, da Cresset Capital, "o que tem consequências sobre as taxas reais [já líquidas da inflação], isto é, sobre o preço que paga o Estado" pelo serviço da sua dívida.

Na quarta-feira, o rendimento dos títulos da dívida federal a 10 anos subiu até 4,64%, algo inédito desde outubro de 2007.

"Há muitos movimentos em curso, que criam um ambiente difícil para os investidores", prosseguiu Jack Ablin. "As taxas, claro, mas também os preços do petróleo e o dólar que se valoriza".

O barril do West Texas Intermediate (WTI), dos EUA, acabou hoje com a sua cotação mais alta desde há um ano, ao passo que a outra variedade de referência do mercado petrolífera, o Brent, do Mar do Norte, está à beira dos 100 dólares.

"Vai ser preciso que isto pare, para que o mercado acionista possa recuperar ânimo", preveniu Jack Ablin.

Para agravar o ambiente dos investidores, o impasse orçamental no Congresso mantém-se, depois da rejeição pelo presidente republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, de um texto aprovado no Senado.

Sem um texto que adie o debate sobre o orçamento federal, o designado 'shutdown', que conduz ao encerramento de várias agências federais, por falta de financiamento, vai ocorrer em 30 de setembro.

Ilustração do clima reinante em Wall Street, o índice VIX (sigla em Inglês de Índice da Volatilidade) atingiu o máximo dos últimos quatro meses.

Leia Também: Wall Street inicia sessão em terreno positivo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório