Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Aumento de taxas aeroportuárias? Ryanair condena proposta da ANA

Na opinião da companhia aérea, "não há qualquer justificação para estes aumentos excessivos de preços".

Aumento de taxas aeroportuárias? Ryanair condena proposta da ANA
Notícias ao Minuto

14:52 - 27/09/23 por Notícias ao Minuto

Economia Aviação

A Ryanair anunciou, esta quarta-feira, que condena a proposta da ANA - Aeroportos de Portugal de aumentar as taxas aeroportuárias em 18% no próximo ano.  

Na opinião da companhia aérea, "não há qualquer justificação para estes aumentos excessivos de preços, para além das já elevadas taxas aeroportuárias da ANA", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"Esta proposta excessiva da ANA, que não enfrenta concorrência em Portugal, é exatamente o oposto daquilo que os aeroportos portugueses necessitam - em particular, os da Madeira e dos Açores, onde dependem de taxas aeroportuárias baixas para impulsionar a conectividade e o turismo", pode ler-se.

A ANA defendeu os aumentos nas tarifas aeroportuárias que propôs para 2024, a maioria de menos de um euro, justificando-os com a inflação e aumentos dos anos anteriores, segundo uma nota enviada à Lusa.

No documento, a gestora indicou que a "definição das taxas resulta da aplicação das fórmulas de regulação económica do anexo 12 do contrato de concessão, o qual é de conhecimento público desde 2012".

De acordo com a ANA, o contrato prevê "uma evolução globalmente alinhada com a inflação, adicionando as taxas que não foram cobradas em anos anteriores", destacando que "o contexto de inflação elevada impacta de forma significativa os custos de exploração e de investimento dos aeroportos".

O Jornal de Negócios avançou que a ANA queria subir as taxas em Lisboa em cerca de 18% no próximo ano.

A gestora destacou que as evoluções de taxas propostas (excluindo os acertos de taxas de anos anteriores) mantêm-se inferiores a um euro em todos os aeroportos, com exceção de Lisboa e Madeira, inferior a dois euros.

Assim, de acordo com a ANA, o aumento proposto para Lisboa é de 1,92 euros, a que acrescem 0,5 euros de acertos de taxas não cobradas em anos anteriores.

Para o Porto, a proposta contempla uma subida de 0,63 euros mais 0,35 euros de acertos.

A ANA propôs 0,63 euros de aumento para Faro, mais 0,31 euros correspondentes a acertos de anos anteriores.

Nos Açores o aumento proposto é de 0,63 euros e na Madeira é de 1,08 euros, disse a gestora.

A empresa justificou que "estes valores representam uma parte mínima do valor total dos bilhetes de avião", salientando que "a título exemplificativo, o aumento proposto para Lisboa corresponde a menos de 1% do valor médio de um bilhete de avião no aeroporto de Lisboa".

Leia Também: Avião volta atrás após passageira em cadeira de rodas ter sido esquecida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório