Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Lagarde reitera meta de fazer taxa de inflação regressar aos 2%

Vale recordar que o BCE anunciou, este mês, uma nova subida das três taxas de juro diretoras em 25 pontos base.

Lagarde reitera meta de fazer taxa de inflação regressar aos 2%
Notícias ao Minuto

14:38 - 25/09/23 por Notícias ao Minuto

Economia Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou esta segunda-feira que o objetivo da instituição é fazer regressar a taxa de inflação para os 2%. 

"Continuamos determinados em garantir que a inflação regresse ao nosso objetivo de médio prazo de 2% em tempo útil", disse Lagarde perante os eurodeputados, em Bruxelas. 

Vale recordar que o BCE anunciou, este mês, uma nova subida das três taxas de juro diretoras em 25 pontos base, tal como na reunião anterior, colocando a taxa dos depósitos no nível mais elevado de sempre da zona euro.

Esta foi a décima subida consecutiva das taxas de juro pelo banco central, que aumentou as taxas de juro em 450 pontos base desde julho do ano passado, o ciclo de subida mais rápido da história da zona euro.

Nas previsões macroeconómicas de verão, divulgadas na passada segunda-feira, a Comissão Europeia reviu em baixa a previsão de inflação este ano na zona euro, para 5,6%, referindo que a apertada política monetária "está a funcionar", mas alertou para perdas de rendimento e piorou a projeção para 2024.

Também nesse dia, a instituição divulgou que a atividade económica "muito fraca" dos últimos meses na zona euro e UE, que deverá manter-se, motivou uma revisão em baixa das projeções para crescimento económico em 2024, para 1,3% e 1,4%.

A taxa de inflação tem vindo a baixar nos últimos meses após registar valores históricos devido à reabertura da economia pós-pandemia de covid-19, à crise energética e às consequências económicas da guerra na Ucrânia, mas ainda assim acima do objetivo de 2% fixado BCE para a estabilidade dos preços.

Para o atingir, o BCE tem apertado a política monetária com sucessivos aumentos das taxas de juro, agora a um ritmo mais lento.

Leia Também: Lagarde defende reforço de laços económicos entre países do Mediterrâneo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório