Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Douro implementa projeto-piloto de reutilização de água na rega de vinhas

A Região Demarcada do Douro implementou um projeto-piloto para reutilizar água na rega de vinhas que pretende "aumentar o conhecimento sobre a reutilização" daquele recurso e "fomentar o aproveitamento de nutrientes e fertilizantes", anunciou hoje a Águas do Norte.

Douro implementa projeto-piloto de reutilização de água na rega de vinhas
Notícias ao Minuto

13:18 - 25/09/23 por Lusa

Economia Douro

Em comunicado, a concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal explica que aquele projeto-piloto integra o programa REGADOURO e é promovido pelo consórcio constituído pela ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho, a Águas do Norte, a Poças - Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Veolia Portugal.

O projeto, lançado no dia em que se celebra pela primeira vez o Dia da Sustentabilidade, pretende fazer a irrigação de vinhas com recurso a águas residuais tratadas numa das ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, o que permitirá, igualmente, o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma.

"Num território com 14 municípios, 44.000 hectares de vinha e 31 ETAR, muitas delas com grande proximidade às vinhas da Região Demarcada do Douro, existe um potencial enorme para a reutilização de águas residuais tratadas na irrigação das mesmas. Desse modo, enquanto entidade responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal do Norte de Portugal, o nosso compromisso é o de atingir mais de 50% da respetiva água reutilizada na rega de vinhas", explica, no texto, o presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, em representação do consórcio REGADOURO.

A Água do Norte salienta que "ao desenvolver um novo método de aproveitamento de águas, que de outra forma seriam desperdiçadas, e ao dar-lhes uma nova usabilidade, o projeto REGADOURO está também a dar o seu contributo para acelerar o cumprimento da Agenda 2030, aprovada em 2015 precisamente no dia 25 de setembro".

O projeto REGADOURO foi em 2023 um dos projetos selecionados pela Fundação "la Caixa" ao abrigo do programa "Promove. O futuro do interior", realizado em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para apoiar a fundo perdido Projetos-Piloto Inovadores que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior do país.

Leia Também: Ucrânia. Polónia avisa que não entregará armas recém adquiridas a Kyiv

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório